COMO CORTAR SEU PURO

COLOMBO APORTOU NA BAÍA DE GIBARA, EM CUBA, EM 28 OU 29 DE OUTUBRO DE 1492, AS FONTES DIVERGEM QUANTO A DATA EXATA. ONDE O MARINHEIRO RODRIGO DE JEREZ, ENCONTROU NATIVOS QUE SEGURAVAM PEDAÇOS DE FOLHAS FUMEGANTES E SOLTAVAM BAFORADAS – “BEBIAM FUMAÇA”, NAS PALAVRAS DOS PIONEIROS. REZA A LENDA QUE RODRIGO FUMOU UM POUCO, TORNANDO-SE O PRIMEIRO CHARUTEIRO EUROPEU.

Colombo acabou levando algumas folhas de tabaco para Espanha. Rodrigo exibiu seu novo hábito em público, em Ayamonte, mas a inquisição o acusou de possessão demoníaca, mandando passar alguns anos na cadeia.

FRANÇA

Em 1560, o embaixador da França em Portugal, Jean Nicot, levou o costume para seu país, e seu nome acabou dando origem ás palavras nicotina, um dos componentes químicos do tabaco, e nicotiana tabacum, a planta do tabaco.
A França criou o monopólio estatal do tabaco em 1811, produzindo charutos a partir de 1816. Napoleão Bonaparte fumava charutos com “elegância”, deixando montinhos de cinzas onde quer que parasse.

INGLATERRA

Com a elegância da era vitoriana e devido a seu preço, os charutos se transformaram em símbolos de respeitabilidade e sucesso: em 1840, por exemplo, a Inglaterra importou 13 milhões de unidades. Magnatas e personalidades começaram a inventar modas, encomendando formatos especiais de charutos a seus fabricantes preferidos.
O banqueiro inglês Leopold Rothchild, por exemplo, pediu à casa Hoyo de Monterrey que criasse um habano grosso, mas curto: esse formato existe até hoje, sendo conhecido como robusto.

RÚSSIA

Dizem que a imperatriz russa, Catarina, mandou confeccionar anéis de seda pra envolver seus charutos, evitando assim sujar seus nobres dedos, surgindo assim as anilhas, que até hoje adornam os puros.

ESTADOS UNIDOS

Kennedy, presidente norte-americano que assinou o decreto do embargo econômico a cuba. Teria comprado um lote de 1000 charutos, dos seus favoritos e só após a chegada destes, assinou o documento que tornava ilegal a importação de produtos cubanos aos estados unidos – inclusive charutos!

CHARUTOS

  • COMO CORTAR
    SEU PURO

    A primeira etapa para fumar consiste em cortar o seu charuto, para que a fumaça possa fluir e assim ser saboreado. Existem diversas maneiras de cortar, mas o método mais recomendado...

  • COMO ACENDER E
    APAGAR O PURO

    O ritual de acender seu charuto é simples mas requer alguns cuidados como não utilizar isqueiros a base de fluído , velas ou fósforos a base de papelão, pois produzem odores...

  • PERSONALIDADES
    E OS SEUS CHARUTOS

    Personalidades que amavam charutos, confira a lista de fumantes notáveis e conheça um pouco mais suas peculiaridades.